Américo Sustentável

Américo Sustentável

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

COLETA, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES


A gestão dos resíduos sólidos é um dos maiores problemas urbanos e começou a ser resolvido na atual administração municipal.
Em Américo Brasiliense, não existe lixão e o município utilizava, até 2009, o lixão de Araraquara. Atualmente, a coleta do lixo é feita em conformidade com as normas técnicas e os resíduos coletados têm a destinação correta em Aterro Sanitário.
Conheça um pouco sobre as diversas etapas do tratamento adequado dos resíduos sólidos contratado pela Prefeitura.
1ª. Etapa - Coleta
Os resíduos sólidos domiciliares e comerciais são coletados de porta em porta, por empresa contratada pela Prefeitura, desde outubro de 2011, que utiliza caminhão compactador com capacidade de 20 ton, cumprindo horários e rotas de coleta pré-estabelecidos.
Foto 1: Caminhão compactador da coleta de lixo
2ª. Etapa - Transbordo
Os resíduos coletados são transportados até a área de transbordo de Araraquara, onde os resíduos são pesados e transferidos para caçambas rodoviárias.
Foto 2: Balança da área de transbordo em Araraquara
Foto 3: Caçambas rodoviárias na Área de Transbordo em Araraquara
3ª. Etapa – Transporte e Deposição em Aterro Sanitário
Os resíduos sólidos domiciliares coletados em Américo Brasiliense são transportados e depositados em Aterro Sanitário do Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) Guatapará.
Na chegada à área da CGR-Guatapará, os resíduos são novamente pesados (Foto 4).
Foto 4: Balança do Aterro Sanitário

Foto 5: Deposição e compactação dos resíduos no Aterro Sanitário



Foto 6: Célula do Aterro Sanitário
A seguir, os resíduos são depositados na área do Aterro, onde são compactados e imediatamente cobertos com terra, compondo células, evitando a emissão de odores e a presença de urubus (Foto 6).
Aterro CGR-Guatapará
O Centro de Gerenciamento de Resíduos de Guatapará é considerado o maior aterro sanitário da região nordeste de São Paulo, está em operação desde 2007 e tem vida útil de 25 anos, com capacidade para receber 3.000 toneladas por dia.
O local é operado com os mais modernos critérios e práticas de engenharia e atende as mais rigorosas normas ambientais. O controle no CGR é minucioso, os resíduos que chegam são analisados no laboratório da empresa antes de serem depositados no aterro.
O aterro sanitário está implantado numa área de 980.000 m2, sendo dotado de impermeabilização do terreno, sistema de drenagem de líquidos e gases, drenagem de água da chuva (Foto 7).
Foto 7: Sistema de drenagem de água de chuva
A área do Aterro Sanitário é dotada de uma rede de pontos de monitoramento para controlar a qualidade da água subterrânea (Foto 8).
O líquido percolado, conhecido por chorume é drenado e coletado em um tanque de acumulação (Foto 9) de onde é transportado em caminhões tanque para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto da SABESP, localizada no município de Franca – SP.
Foto 8: Ponto de monitoramento de água subterrânea
Foto 9: Tanque de acumulação de chorume
A CGR desenvolve um programa de reflorestamento da área (Foto 10).
Foto 10: Área de reflorestamento
Os taludes do aterro são regularizados com terra e recebem plantio de grama (Foto 11).
Foto 11: Aterro sanitário com taludes regularizados e cobertura de grama
Em todas as avaliações da infra-estrutura e condições operacionais realizadas pela CETESB o CGR-Guatapará para avaliação do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos - IQR recebeu 10 pontos que equivale à pontuação máxima.












Nenhum comentário:

Postar um comentário